Alojamento Local em Covid 19 – Estratégia preços

Alojamento Local em Covid 19

O setor do Alojamento Local em Covid 19

A pandemia Covid 19 é uma crise que nos apanhou a todos de surpresa e que infelizmente tem consequências humanas e económicas catastróficas

Em Portugal, o setor do Alojamento Local foi particularmente afetado, evidenciando a fragilidade da indústria do turismo e da base empresarial que explora a atividade

No entanto há boas notícias:

  • Há um numero crescente de Portugueses a preferirem destinos nacionais
  • Algumas restrições fronteiriças tem vindo a ser levantadas e outras virão com o tempo
  • O Alojamento Local goza de alguma vantagem sobre o setor hoteleiro, uma vez que há menor partilha de espaço (elevadores s e lobbies) e os contatos com pessoas são pontuais (welcomers)
  • Para os Europeus, Portugal continua a ser um destino de Verão de alta qualidade, podendo captar turistas que foram forçados a desistir de férias intercontinentais

Apesar das boas notícias, a dramática quebra da procura leva a que a otimização de receitas, revenue management,  seja um grande desafio e deverá passar a ser uma atividade chave no setor Alojamento Local a partir do Covid 19.

As empresas e unidades que vão sobreviver são as que maior flexibilidade demonstrarem de adaptação ao novo paradigma. Qual o caminho a seguir?

Dados históricos deixaram de contar em Covid 19

A crise do Covid 19 criou uma nova era de gestão de receitas, apesar de nos últimos anos terem já surgido ferramentas e boas práticas de revenue management no setor de Alojamento Local

No inicio, há vários anos atrás, muitas propriedades tinham uma única tarifa ao longo do ano. O passo seguinte foi a adoção de tarifas por estações, normalmente 3 a 4 preços diferentes ao longo do ano. Mais tarde a gestão de preços passou a ser feita com base em mark ups sobre dados históricos articulados com projeções no futuro

Hoje vivemos uma nova era. Basearmo-nos nos dados históricos é claramente insuficiente.

O Covid 19 trouxe alterações profundas nos padrões da oferta e da procura e relativamente ao médio prazo apenas podemos tentar adivinhar.

 O futuro da estratégia de preços (revenue management) no Alojamento Local

Num mercado volátil e provavelmente com a procura muito reduzida, não podemos basear a estratégia de preços em dados históricos, mas sim em dados o mais em tempo real possível e focados na realidade da localização, devendo ter em consideração:

  • Comportamento atual dos viajantes (duração da estadia, prazo da reserva)
  • Oferta da concorrência
  • Tendências de mercado monitorizadas em tempo real

Foram já identificadas algumas tendências de mercado e que irão fazer-se sentir nos próximos meses ou mesmo anos:

  • Incremento do turismo doméstico
  • Preferência por alojamentos com boas práticas de higienização e limpeza
  • Novos modelos de negócio e ofertas de turismo diferenciadoras da oferta tradicional

Gestão de preços e receitas pós Covid 19

Tendo em conta os fatos e tendências já descritos, acreditamos alguns fatores terão um impacto profundo na estratégia de preços e revenue management no futuro a curto prazo:

  • Monitorização constante das tendências. Não é possível prever o que vai acontecer. Alguns turistas começarão a viajar de imediato, outros irão esperar 1 ou 2 meses, resultando que, para garantir preços competitivos, a estratégia de preços necessita ser dinâmica para se ajustar a constantes mudanças na oferta e na procura. O problema é que torna-se difícil e consome recursos monitorizar manualmente as flutuações do mercado e adaptar a estratégia de preços. O ideal é recorrer a algoritmos, através de inteligência artificial e machine learning
  • Automatização. Uma coisa é certa, os clientes vão ser cada vez mais exigentes. Atividades operacionais e logísticas adicionais, tais como limpezas e desinfeção Covid e falta de pessoal, irão colocar grande pressão nas operações, reduzindo o tempo livre e criando a necessidade de automatizar tarefas para aumentar a eficiência. Está na altura
  • Estratégia de preços personalizada. Uma estratégia de preços eficiente depende das circunstâncias individuais, o que torna imperativo ter ferramentas de customização suportadas por software

Como nos adaptámos à crise Covid 19

Claro que a GT House não antecipou a crise Covid 19 e, tal como a concorrência, sofreu na pele a quebra acentuada na procura sobretudo nos meses de Abril e Maio.

No entanto já tínhamos atingido um estado avançado de automatização de revenue management, através da utilização do Pricelabs, sincronizado com o channel manager Avantio. Com a crise Covid 19 aumentámos o nosso foco na monitorização automática do mercado e na customização de estratégia de preços através das novas funcionalidades disponibilizadas pela Pricelabs e Avantio ao longo dos últimos meses

A nossa quebra na faturação foi inferior à do mercado e temos vindo a aprender muito com a crise e com a monitorização da concorrência e das tendências da procura

Como podemos ajudá-lo a adaptar-se?

Todas as propriedades geridas pela GT House utilizam o channel manager Avantio e são sincronizadas com a ferramenta de revenue management Pricelabs. Alguns dos nossos clientes debatem conosco a estratégia de preços ao nível da parametrização inicial.

Mas é a monitorização diária suportada por inteligência artificial e machine learning que tem a última palavra no dia a dia na fixação dos preços e da duração das estadias

Autor: Nuno Pietra Torres.  gthouse.pt

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